sexta-feira, 13 de maio de 2011

Eu assisti um documentário ontem, alguns docs mexem profudamente comigo. Esse foi um deles. Me deu um medo, uma sensação de fragilidade, de conformismo, de tanta coisa.. O doc é o Estamira, num dia em que todos os astros se cruzarem e formarem uma conjuração boa pro seu signo, assistam. Mas se tiverem querendo entrar numas, passem longe.

Estamira é uma senhora de 63 anos, que viveu de catar lixo durante 20 anos. Ela mora em um barraco e "trabalha" em um lixão em Jardim Gramacho no RJ. Não suportou a realidade e pirou, pirou completamente numa lucidez revoltante. Critica o sistema, critica os valores da sociedade e vive sua loucura nessa vida as vezes insuportável de viver. Fiquei com medo. Porque o medo? Por que eu percebi que existem pessoas que realmente não aguentam esse mundo. Não suportam conviver com sua realidade e preferem uma realidade pararela. Ela é uma louca tão consciente.. Nossa... E voce se compadece da loucura dela, e sofre também. Acho que mexeu comigo, porque qualquer um que tenha uma visão de não conformidade com o mundo, pode surtar. O que mais é legal no doc. é a missão de Estamira: Revelar a verdade aos homens. E é o que de certa forma ela faz, cuspindo com liberdade na cara de quem assiste Estamira... "Estamira está em qualquer lugar".