quinta-feira, 2 de junho de 2011

Do lado dela, me sinto realmente, uma estudante de filosofia:

Heráclito: "O oráculo de Delfos não diz nem dissimula: apenas indica" (fr.93). O oráculo é a voz de Deus, mas uma voz que conserva seu mistério. Não é dogma e nem receita, é um sinal, uma indicação. A interpretação do oráculo é tarefa do indivíduo que o consulta e nesta interpretação residem a liberdade e a responsabilidade do sujeito. O mundo é oracular para quem se põe a escuta dele. Mas os homens não querem ou não podem se por a escuta do mundo porque nenhum espaço lhes é aberto para isso, porque a voz oracular do Ser se opõe o barulho ensurdecedor da Verdade, da Programação, da Definição Definitiva. A voz do Partido, a voz da Instituição é a voz de QUEM TUDO FALA E TUDO ESCONDE. Que não emite sinais e sim ordens. É a voz da máquina que não indica, mas codifica.
 
Nancy M. Unger- O encantamento do humano. Pág. 31

é uma das coisas mais bonitas que eu já li... de fato, nessa sociedade maluca, onde o ser é menor que o ter, o homem se perde e é perdida a essencia de ser homem. Somos máquinas, sem pensar, sem questionar... Paradas, mesmo em movimento, paradas. Não nos ligamos ao que existe de mais profundo-raso. Nem nos damos conta disso. Os que assim pensam, são os loucos. os desajustados e não merecem nossa atenção. Passo sempre pelo campo grande, e vejo uma frase muito bacana... Não tem aquela do Shakespeare: " Ser ou não ser? Eis a questão..." ?! Então a do campo é assim: " Ter ou não ter, essa é a questão..." Os valores mudaram e talvez dai derivem todas as nossas frustrações.
 Já repararam que até as pessoas queremos ter? A gente ama e quer ter posse: " Amo fulano e ele não tem o direito de deixar de me amar, ou de me deixar pra viver outra coisa..." CLARO QUE TEM, é evidente. As promessas são feitas num ato de amar, não significam que vão durar pra sempre, podem até, mas nem sempre.  Ninguem te pertence, você pertence ao mundo.  Não podemos coisificar pessoas e coloca-las em nosso dominio. Não podemos amar tanto as coisas.  Eu acho.